Melhoria de eficiência e redução de riscos: o papel do monitoramento automatizado de NF-es na prevenção de fraudes e na gestão de crédito

Por Rodrigo Eddine – Co-CEO da Quick Soft

Nos últimos tempos, o mercado de crédito tem enfrentado desafios como instabilidade política e casos de fraudes, resultando em um aumento na inadimplência e nos casos de recuperações judiciais. Embora seja possível monitorar tais situações, detectar fraudes com antecedência torna-se mais difícil. Para lidar com essas questões, é crucial que os Financiadores (FIDCs, Factorings e Securitizadoras) adotem ferramentas que ajudem na prevenção de fraudes e identificação de riscos de lastro, verificando a saúde das duplicatas e confirmando que estejam respaldadas por operações mercantis válidas. Além disso, é necessário contar com recursos tecnológicos para uma análise de crédito eficiente e uma gestão de carteira ágil, aumentando a segurança e a confiabilidade do mercado de crédito.

Os financiadores normalmente possuem uma equipe na área de controladoria, responsável por fazer o acompanhamento de embarque e entrega dos produtos, muitas vezes de forma manual, mas isso pode ser feito de forma automatizada. Ao usar um sistema como o Qcertifica, que faz uma consulta completa da nota fiscal, além do bloco financeiro, são recebidos todos os eventos daquela nota. Toma-se conhecimento, por exemplo, de que foi emitido um conhecimento de transporte, que a transportadora realizou uma passagem num posto de fiscalização ou por uma barreira de fronteira de Estado e, até mesmo, se houve a emissão de uma carta de correção da Nota Fiscal eletrônica. Além disso, também podem ser capturadas manifestações do destinatário, confirmando ou negando a realização da transação mercantil.

Dessa forma, é possível automatizar o processo da controladoria dos financiadores, de forma a garantir ou pelo menos melhorar a assertividade com relação à qualidade das informações que ele recebia anteriormente. O acompanhamento do trajeto da mercadoria e a automação por meio da consulta completa da nota fiscal contribuem para uma avaliação mais precisa do recebimento dos produtos pelo destinatário, assegurando a qualidade das operações e mitigando o risco de não pagamento dos títulos pelo sacado. 

Dos 19 tipos de eventos das Notas Fiscais eletrônicas que podem ser capturados de forma automática por soluções de monitoramento, alguns reforçam ou confirmam o lastro do recebível e outros negam ou colocam em dúvida a existência do lastro, o que impacta diretamente na avaliação de risco da realização de operação de crédito com o uso desses ativos.

Em estudo recente realizado sobre uma amostra de eventos capturados automaticamente por sistema de monitoramento de NF-es, observou-se que ~4% dos eventos indicavam algum tipo de risco para o lastro, enquanto ~96% dos eventos reforçaram/confirmaram sua existência.

Mesmo com a alta taxa de eventos indicativos de risco, alguns financiadores deixam de adotar o monitoramento por questões de estrutura e de recursos, bem como por uma questão de análise de custo-benefício. No entanto, a adoção do monitoramento considerando parâmetros como risco do cedente, do sacado e de lastro permite configurar a eficiência de custo de acordo com as preferências e necessidades do financiador, e o resultado é a redução do risco geral.

As soluções mais completas de Monitoramento de Notas Fiscais do mercado oferecem aos clientes uma ampla flexibilidade no que diz respeito às configurações de monitoramento, permitindo que eles determinem o que, quando e por quanto tempo desejam realizar essa atividade. Esse recurso visa a garantir a segurança necessária para as operações de antecipação de recebíveis, ao mesmo tempo em que otimiza os custos envolvidos.

Com base nesses parâmetros e levando em consideração os mercados nos quais o financiador opera, é possível configurar os cedentes ou sacados e os valores mínimos de recebíveis que não exigem monitoramento, bem como definir a periodicidade para capturar informações sobre os eventos, levando em conta a dinâmica das transações comerciais entre as partes envolvidas.

Dessa maneira, a configuração desses parâmetros pode ser desenvolvida por meio de uma colaboração consultiva entre os especialistas do fornecedor da solução de monitoramento e o financiador, resultando em uma oferta que proporciona a melhor relação custo-benefício no mercado.

Além disso, a base de clientes e os volumes de recebíveis negociados e de notas fiscais monitoradas pelo fornecedor da solução são variáveis importantes, pois existem ganhos de escala nos custos envolvidos nessa prestação de serviços.

A Quick Soft, empresa com 28 anos de mercado, tem atuação relevante nesse segmento, tendo mais de 700 financiadores utilizando suas soluções, e processando mais de 2 milhões de recebíveis por mês, lastreados em mais de 500 mil Notas Fiscais eletrônicas.

Em um caso de sucesso recente de abordagem consultiva, a Quick Soft foi capaz de gerar uma economia de 20% nos custos mensais de monitoramento de notas para um de seus maiores clientes. A partir de uma média mensal de mais de 50.000 duplicatas negociadas, com 53.000 consultas de Nota Fiscal eletrônica (NF-e) e a captura de mais de 46.000 eventos, a consultoria da Quick Soft e o time do financiador constataram que mais de 85% dos eventos foram capturados em até sete dias úteis após a data de emissão da NF-e. Adicionalmente, foi feita a análise detalhada das características dos recebíveis envolvidos nas operações (valores, prazos etc.). Estes dados e a avaliação de risco realizada pelo cliente permitiram desenvolver um novo cenário para a utilização do serviço de monitoramento, customizando as consultas conforme a necessidade e o perfil de risco das operações do financiador, resultando na economia citada sem prejuízo da gestão de risco.