O seu sistema trava no horário das 16 horas? Nós temos a solução

Se por um lado a tecnologia abriu um novo mundo de agilidade e economia para o dia a dia das empresas, por outro, também trouxe novos alertas. Hoje, uma simples falha no sistema pode causar grandes transtornos na operação e acabar gerando um prejuízo significativo.

No mercado financeiro, onde a segurança e a velocidade de transmissão de dados são cruciais, essa situação costuma ser mais delicada. A grande maioria das empresas hospeda seus dados em data centers, acessados através da nuvem. Mas esquecem que, para que o funcionamento das operações ocorra de forma satisfatória, é preciso que cumpram uma série de requisitos técnicos e de “compliance”.

No entanto, muitas empresas financeiras têm enfrentado problemas diários de desempenho, com sistemas que apresentam lentidão, chegando a travar nos horários de maior movimentação. Um problema grave, que afeta diretamente a produtividade, custando tempo e dinheiro.

Para melhor compreensão, primeiro você precisa entender como funcionam os data centers que abrigam os sistemas. Vamos explicar de que maneira operam e o que devem oferecer para garantir que a sua operação flua sem problemas, mesmo nos horários de tráfego intenso.

Você vai entender também porque a Quick Soft tem a solução certa, que evita todos esses desgastes do dia a dia e garante à empresa uma operação com o máximo de eficiência.


O QUE SÃO DATA CENTERS

Os data centers funcionam como uma espécie de sistema nervoso. É um ambiente projetado para concentrar servidores, equipamentos de processamento e armazenamento de dados, além dos sistemas de rede, como switches, roteadores e outros. Abriga milhares de servidores e bancos de dados e processa grandes quantidades de informação. Os equipamentos geralmente são montados em racks ou armários metálicos, que possuem proteção contra incêndios e sistemas de resfriamentos para manter uma temperatura estável.

O acesso a eles é restrito e somente funcionários autorizados podem operá-los. Hoje, os data centers são fundamentais para empresas de praticamente todos os segmentos, como transportes, bancos, entretenimento, entre outros.


SEGURANÇA DE UM DATA CENTER

Para garantir a segurança de toda a infraestrutura, são utilizados recursos físicos e digitais. O acesso à sala onde ficam os data centers é controlado de forma rigorosa para impedir a entrada de pessoas não autorizadas. Já o sistema utiliza um Firewall para se proteger de invasões ou vazamentos de dados, além de softwares que monitoram tudo que acontece no ambiente e realizam o backup das informações.


O QUE É DISPONIBILIDADE?

A disponibilidade de infraestrutura é uma das mais importantes métricas da área de TI. Basicamente, ela mede o tempo que os recursos da infraestrutura ficam disponíveis, podendo desta forma, avaliar o grau de desempenho do sistema. Para chegar a esse número, é preciso sempre monitorar eventuais falhas e indisponibilidades da rede. De acordo com especialistas, o resultado ideal é uma disponibilidade acima de 99% do tempo contratado.


TIER: COMO FUNCIONA A CLASSIFICAÇÃO DOS DATA CENTERS

Para classificar o desempenho dos data centers, são utilizados quatro níveis de classificação de eficiência, que vão do Tier I ao Tier IV. Quanto mais alto o nível, maior a segurança e disponibilidade do sistema:

  • Tier I (Classificação Básica): 99,671% de tempo de atividade.
  • Tier II (Data Center Redundante): 99,749% de tempo de atividade.
  • Tier III (Sistema Autossutentado): 99,982% de tempo de atividade.
  • Tier IV (Alta Tolerância a Falhas): 99,995% de tempo de atividade.

QUICK SOFT PADRÃO TIER III

A Quick Soft possui data centers com certificação Tier III. Na prática, isso significa que qualquer tipo de manutenção preventiva pode ser feita no sistema sem que nenhum serviço ou sistema crítico seja interrompido. Além disso, possuem 72h de proteção contra quedas de energia e apenas 1,6h de inatividade por ano.


A QUICK SOFT TEM A SOLUÇÃO PARA A SUA EMPRESA

Diversas empresas do mercado financeiro encontram problemas com o sistema no período entre 15h e 16h da tarde. Nesse horário, elas relatam lentidão, dificuldades de acesso, leitura e até o travamento total das atividades. Problemas que representam uma queda significativa na produtividade e eficiência do trabalho e, a longo prazo, acabam gerando grandes prejuízos.

Isso acontece por conta do volume das operações realizadas no período. Graças aos horários do mercado financeiro, nessa hora acontece um aumento acentuado do fluxo de uso, operações e acessos. Como os sistemas utilizados não estão preparados para suportar esse volume de tráfego, acontece a lentidão e os outros problemas.

Se a sua empresa passa por esse tipo de situação, aqui vai uma boa notícia: na Quick Soft, temos a infraestrutura necessária para garantir que as suas operações ocorram normalmente durante todo o dia, seja qual for o volume de tráfego utilizado.

Nossas soluções estão hospedadas em dois data centers certificados, em ambientes de alta disponibilidade e redundância. Assim, podemos garantir um índice (SLA) de até 99,5% que permite que você tenha toda a tranquilidade e a segurança que precisa para fazer seu trabalho da melhor forma possível. Fale conosco e eleve o patamar da sua empresa com a marca de experiência, inovação e tecnologia que só a Quick Soft pode oferecer.