Carimbo do Tempo: como funciona e para que serve?

Por Equipe Quick Soft - 03/09/2019

Carimbo do Tempo: como funciona e para que serve?

Novidades

Carimbo do Tempo: como funciona e para que serve?


O Carimbo do Tempo é a solução que comprova a data/hora brasileira e, quando agregada a uma assinatura digital, traz validade jurídica inquestionável. Assim como acontece com os documentos físicos, os documentos digitais/eletrônicos também têm um registro da data/hora em que foram assinados. É com base nessa marcação que fica determinado exatamente quando a assinatura foi coletada. O Carimbo do Tempo garante que esse registro seja feito por um servidor oficial auditado.  Seu principal objetivo, então, é garantir a temporalidade das assinaturas, ou seja, a comprovação de quando elas aconteceram.


A utilização do Carimbo do Tempo traz benefícios significativos para a comprovação jurídica de assinatura digital para empresas de todos os portes e segmentos. Como os certificados digitais são válidos de 1 a 5 anos, a assinatura digital com o Carimbo do Tempo, também servem para garantir a validade no momento da assinatura. Assim, tanto as informações de data/hora, quanto a do certificado, não podem ser contestadas.

A seguir, vamos explicar mais sobre o seu funcionamento e importância para o mercado.


Criação e Funcionamento do Carimbo do Tempo


Na assinatura de qualquer documento com validade jurídica, é necessário que haja o registro oficial da data/hora em que foi assinado, para que seu período de validade seja determinado. Com a chegada dos documentos eletrônicos, foi preciso criar uma solução que garantisse as informações oficiais de data/hora, sem que detalhes como a utilização de diferentes computadores ou do relógio do sistema operacional para fazer a marcação, colocassem em repúdio a autenticidade da assinatura.


Fazer o registro do tempo oficial é a função do Carimbo do Tempo. Para garantir sua validade jurídica incontestável, ele precisa ser emitido por uma Autoridade Certificadora de Tempo (ACT) credenciada pelo ICP (Infraestrutura de Chaves Públicas) Brasil. A atividade das ACTs é auditada por entidades reconhecidas como fontes confiáveis de tempo. Essas entidades utilizam relógios atômicos de alta precisão para realizar o sincronismo com os relógios dos servidores utilizados pela ACT, através de auditorias periódicas.


Assim que um documento é produzido, a ACT gera os atributos de ano, mês, dia, hora, minuto e segundo, que servem para comprovar sua temporalidade. A criptografia é utilizada nos processos de assinatura e carimbo do tempo, para garantir sua segurança e autenticidade.


A importância do Carimbo do Tempo

 

O Carimbo do Tempo serve para comprovar que um evento no meio digital/eletrônico ocorreu em um determinado instante, garantindo que o conteúdo registrado no momento da assinatura não foi alterado. Isso é fundamental para eliminar possíveis fraudes ou contestações, decorrentes da manipulação da data/hora, oferecendo segurança e autenticidade para os processos.
 

Suas principais vantagens são:

 

  • Garante a temporalidade da assinatura.
  • Tempestividade – Garante que um documento esteja dentro do prazo.
  • Gera evidência técnica e legal.
  • Evita fraudes e contestações.


Todas as empresas, seja qual for seu segmento ou porte, pode se beneficiar da utilização do Carimbo do Tempo. Ele pode ser aplicado de duas formas: sobre assinaturas digitais ou em processos que necessitem do registro da data e hora. Alguns dos seus usos incluem: 

 

  • Contratos de um modo geral.
  • Duplicatas.
  • Termos.
  • Relógio-ponto.
  • Cartas e comunicados.
  • Confirmação da data e hora de prontuários.
  • E-mails Seguros.
  • Entre outros.


Além disso, também é possível fazer a validação de assinaturas a longo prazo, trazendo a comprovação da assinatura ao longo do tempo.


A Quick Soft


A Quick Soft é uma Autoridade Certificadora de Tempo (ACT) credenciada pelo ICP (Infraestrutura de Chaves Públicas) Brasil. Nossas soluções agregam além das Assinaturas Digitais, o Carimbo do Tempo, que garante a hora legal brasileira, juntos, comprovam eventos registrados via e-mail ou em diversas outras aplicações que contribuem a reduzir custos e aumentar sua produtividade.

Fale conosco e leve mais segurança e autenticidade para os seus processos.