Carimbo do Tempo: como funciona e para que serve?
03/09/2019

Carimbo do Tempo: como funciona e para que serve?

Carimbo do Tempo: como funciona e para que serve?

O Carimbo do Tempo é a solução que comprova a data/hora brasileira e, quando agregada a uma assinatura digital, traz validade jurídica inquestionável. Assim como acontece com os documentos físicos, os documentos digitais/eletrônicos também têm um registro da data/hora em que foram assinados. É com base nessa marcação que fica determinado exatamente quando a assinatura foi coletada. O Carimbo do Tempo garante que esse registro seja feito por um servidor oficial auditado.  Seu principal objetivo, então, é garantir a temporalidade das assinaturas, ou seja, a comprovação de quando elas aconteceram.

A utilização do Carimbo do Tempo traz benefícios significativos para a comprovação jurídica de assinatura digital para empresas de todos os portes e segmentos. Como os certificados digitais são válidos de 1 a 5 anos, a assinatura digital com o Carimbo do Tempo, também servem para garantir a validade no momento da assinatura. Assim, tanto as informações de data/hora, quanto a do certificado, não podem ser contestadas.
A seguir, vamos explicar mais sobre o seu funcionamento e importância para o mercado.

Criação e Funcionamento do Carimbo do Tempo

Na assinatura de qualquer documento com validade jurídica, é necessário que haja o registro oficial da data/hora em que foi assinado, para que seu período de validade seja determinado. Com a chegada dos documentos eletrônicos, foi preciso criar uma solução que garantisse as informações oficiais de data/hora, sem que detalhes como a utilização de diferentes computadores ou do relógio do sistema operacional para fazer a marcação, colocassem em repúdio a autenticidade da assinatura.

Fazer o registro do tempo oficial é a função do Carimbo do Tempo. Para garantir sua validade jurídica incontestável, ele precisa ser emitido por uma Autoridade Certificadora de Tempo (ACT) credenciada pelo ICP (Infraestrutura de Chaves Públicas) Brasil. A atividade das ACTs é auditada por entidades reconhecidas como fontes confiáveis de tempo. Essas entidades utilizam relógios atômicos de alta precisão para realizar o sincronismo com os relógios dos servidores utilizados pela ACT, através de auditorias periódicas.

Assim que um documento é produzido, a ACT gera os atributos de ano, mês, dia, hora, minuto e segundo, que servem para comprovar sua temporalidade. A criptografia é utilizada nos processos de assinatura e carimbo do tempo, para garantir sua segurança e autenticidade.

A importância do Carimbo do Tempo

O Carimbo do Tempo serve para comprovar que um evento no meio digital/eletrônico ocorreu em um determinado instante, garantindo que o conteúdo registrado no momento da assinatura não foi alterado. Isso é fundamental para eliminar possíveis fraudes ou contestações, decorrentes da manipulação da data/hora, oferecendo segurança e autenticidade para os processos.

Suas principais vantagens são:

•Garante a temporalidade da assinatura.
•Tempestividade – Garante que um documento esteja dentro do prazo.
•Gera evidência técnica e legal.
•Evita fraudes e contestações.

Todas as empresas, seja qual for seu segmento ou porte, pode se beneficiar da utilização do Carimbo do Tempo. Ele pode ser aplicado de duas formas: sobre assinaturas digitais ou em processos que necessitem do registro da data e hora. Alguns dos seus usos incluem:

•Contratos de um modo geral.
•Duplicatas.
•Termos.
•Relógio-ponto.
•Cartas e comunicados.
•Confirmação da data e hora de prontuários.
•E-mails Seguros.
•Entre outros.

Além disso, também é possível fazer a validação de assinaturas a longo prazo, trazendo a comprovação da assinatura ao longo do tempo.

A Quick Soft

A Quick Soft é uma Autoridade Certificadora de Tempo (ACT) credenciada pelo ICP (Infraestrutura de Chaves Públicas) Brasil. Nossas soluções agregam além das Assinaturas Digitais, o Carimbo do Tempo, que garante a hora legal brasileira, juntos, comprovam eventos registrados via e-mail ou em diversas outras aplicações que contribuem a reduzir custos e aumentar sua produtividade.
Fale conosco e leve mais segurança e autenticidade para os seus processos.


Compartilhe

Soluções Relacionadas

Q'Certifica

O Q’Certifica é um Sistema Online de Assinaturas Digitais. Permite a assinatura online de qualquer documento, garantindo a...

saiba mais

Matérias Relacionadas

13/10/2015

Pesquisa: Mais de 98% de aprovação dos clientes do Portal Q'Certifica

A Quick Soft realiza mais uma vez, sua pesquisa de satisfação, agora com os mais de 170 clientes do Portal Q’Certifica, solução para assinatura de documentos digitais, sempre com o...

leia mais
01/01/2017

Assinatura Digital: Mais agilidade, menos papel e menos fraudes

Na área da saúde, não pode haver falhas, todas as atividades dos profissionais precisam ser documentadas de forma clara e segura. Este processo gera uma quantidade enorme de papéis que,...

leia mais
08/02/2019

Cédula de Crédito Bancário Digital: avanço da tecnologia na emissão de CCB

A Cédula de Crédito Bancário Digital ainda é uma novidade no mercado financeiro. Ela é a versão digital das Cédulas de Crédito Bancário e uma das mais...

leia mais