Blog

01/01/2017

Assinatura Digital: Mais agilidade, menos papel e menos fraudes

Na área da saúde, não pode haver falhas, todas as atividades dos profissionais precisam ser documentadas de forma clara e segura. Este processo gera uma quantidade enorme de papéis que, além de tornarem o processo lento, ainda precisam ser arquivados por um longo período de tempo.

O avanço da tecnologia, com o surgimento da assinatura digital, permitiu aos hospitais e laboratórios a eliminação dos papéis circulando no ambiente. O funcionamento da certificação digital ocorre de forma simples: precisa-se de um certificado digital de acordo com os padrões da ICP Brasil, um sistema de gestão com a funcionalidade de assinatura digital (própria ou integrada com terceiros). O Tasy já está integrado com as soluções de assinatura digital da Quick Soft.

Qualquer documento pode ser assinado digitalmente: prontuários, laudos, receituários, entre outros. A solução fornecida pela Quick Soft, empresa blumenauense com mais de 20 anos de experiência no segmento de tecnologia, permite ainda a assinatura de diversas formas: diretamente a partir do sistema de gestão, pelo nosso assinador off line, ou ainda, via Portal Q`Certifica, para aqueles documentos que precisam ser assinados por pessoas externas à organização. As necessidades podem ainda ser atendidas de forma mista, ou seja, com a composição de uma ou mais formas de assinatura de documentos.

A Quick Soft é uma ACT – Autoridade Certificadora do Tempo credenciada junto à ICP Brasil, o que permite agregar a cada assinatura, uma evidência de que aquele documento existia no momento da sua assinatura, visando garantir o não repúdio e a validade jurídica dos documentos assinados.

Em constante evolução, a Quick Soft criou o KMS Q`Certifica – Key Management Service, tecnologia que permite guardar certificados digitais em um único dispositivo físico (cofre digital), permitindo que seu certificado seja liberado para uso, pelo seu proprietário, mediante autenticação simples ou dupla, a partir de qualquer lugar e de qualquer dispositivo, tornando possível assinar documentos em diferentes hospitais e clínicas, com um único certificado no KMS, desde que estes possuam um sistema de gestão integrado com a nossa solução, sem investimentos em equipamentos ou infraestrutura por parte do hospital.

Na qualidade de ACT ICP Brasil, a Quick Soft enxergou ainda diversas outras aplicações para a tecnologia da assinatura digital e do carimbo de tempo, de modo que criou uma forma de eliminar completamente as fraudes com atestados e receituários médicos. Além da diminuição do risco dos médicos com as fraudes, acaba ainda com os prejuízos das empresas que recebem estes atestados, reduzindo drasticamente os afastamentos fraudulentos de funcionários, tudo isso de forma fácil e simples.

 O funcionamento é bastante simples e é feito mediante uma simples integração do sistema de gestão, com nossos serviços de assinatura, permitindo que a pessoa que receber o documento consiga verificar a sua autenticidade posteriormente, pois cada documento é identificado por um hash (um código único). Esta combinação de números é única para cada documento e assegura a veracidade das informações contidas, tudo isso, sem comprometer o sigilo dos pacientes.


Compartilhe

Soluções Relacionadas

Q'Certifica

Portal de gestão de assinaturas digitais e de documentos eletrônicos. 

saiba mais

Matérias Relacionadas

13/10/2015

Pesquisa: Mais de 98% de aprovação dos clientes do Portal Q'Certifica

A Quick Soft realiza mais uma vez, sua pesquisa de satisfação, agora com os mais de 170 clientes do Portal Q’Certifica, solução para assinatura de documentos digitais, sempre com o...

leia mais